sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O lixeiro tem diabetes?




Muito temos discutido de novidades no tratamento do diabetes. Vale lembrar que até 1922 pacientes diabéticos tipo 1 não viviam mas sim sobreviviam, pois simplesmente não havia sido ainda desenvolvido este bendito remédio chamado insulina.

Os pacientes diabéticos há mais tempo vão se lembrar das seringas de vidro com agulha grossa e que tinham de ser fervidos a cada nova aplicação.

Seringa de vidro utilizada na década de 20 (reutilizáveis)

Mais recentemente seringas de plástico porem com agulhas mais longas e grossas também (ainda disponíveis em vários serviços públicos de saúde).

Seringas de Plástico descartáveis

Felizmente hoje em dia temos canetas de diversos tipos e agulhas de tão pequenas como a de 4 mm recentemente lançada no mercado nacional. Sem nenhuma demagogia, as aplicações de insulina hoje são praticamente indolores. Muitas vezes alguns pacientes acham que é mais dolorida a picadinha no dedo para medir a glicemia do que a picadinha da aplicação de insulina. Obviamente que quando o paciente se auto-aplica a insulina a chance de doer é menor pois ele mesmo calibra a força da aplicação e leva menos susto e tem menos dor.

Glúteos (bumbum), braço, coxas e abdome são os locais apropriados para a aplicação da insulina e para não gerar deforminades e ferimentos deve-se fazer rodízio de aplicação frequentemente.

Mas o que o lixeiro tem de comum com o diabetes?

A resposta é bem simples: onde jogamos fora as seringas usadas, as agulhas, as tiras reativas de glicemia? 

Pois bem. A maioria das pessoas ainda joga estes resíduos no lixo comum. E se o lixeiro ou um animal ou mesmo uma criança inadvertidamente se cortar com estes materiais? E o meio ambiente?
E se o paciente diabético também tiver hepatite B, ou AIDS? Este material poderá contaminar outras pessoas.

Para evitar estes e vários outros problemas lembre-se de manter estes resíduos em locais adequados dentro de casa. Pode-se armazená-los dentro de garrafa plástica de refrigerante ou de uma lata de leite em pó ou numa lata de achocolatado vazias (sempre tampadas).


Seringas de insulina em garrafas PET


Quanto estiverem cheios, o paciente ou seus familiares devem levar este material ao posto de saúde mais próximo, ou no hospital, ou solicitar a presença de coleta de lixo hospitalar à prefeitura.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Carnaval e diabetes: uma combinação perfeita!



O Carnaval é uma época especial do ano para muitas pessoas. Uns aproveitam para descansar, meditar... mas a maioria entra na folia e aproveita a festa.
Obviamente que diabéticos deitam e rolam tanto quanto quaisquer outras pessoas, quer sejam adultos, jovens ou crianças.
Conforme discutimos em posts anteriores, o paciente diabético deve ter uma vida normal, porém com alguns cuidados necessários.
Algumas dicas são importantes para o carnaval e podem ser utilizadas para outras épocas do ano:

1- Beba de 2 a 3 litros de líquidos ao longo do dia, preferivelmente água. Caso ingerir sucos, lembre-se de dilui-los em água e lembre-se de contabilizar as frutas na sua cota diária conforme orientação da nutricionista.

2- Não exagere no álcool. Cheque com seu médico se seu controle atual do diabetes permite a ingesta alcóolica. Nào ingerira mais do que 2 latas de cerveja ou 1 dose de destilado ou 2 taças de vinho. A hidratação é fundamental.

3- Antes de sair para a folia, alimente-se. Lembre-se de fazer alimentação leve a cada 3 horas. Na minha opinião a barrinha de cereal é uma ótima pedida para ter no bolso. Evite ingerir frituras e gorduras que normalmente são vendidos em lanchonetes, barraquinhas, etc.

4- Tenha sempre em mãos sua carteirinha de identificação de paciente diabético com nome e telefone de contato dos parentes, residência, etc.

5- É fundamental ter no bolso o açúcar líquido ou para ser usado em casos de hipoglicemia mais grave. Ele é absorvido mais rapidamente.

6- Meça sua glicemia capilar antes de sair e se possível leve seu glicosímetro para caso de se sentir mal durante a festa. isto quebra o maior galho.

7- Se for viajar  e curtir o Carnaval em outra cidade, leve consigo suas receitas  e insumos necessários. lembre-se de levar quantidade suficiente para o dobro de dias, caso haja algum imprevisto.

8- Use calçados confortáveis. lesões de pé são frequentes no Carnaval e é sempre bom previnir. Evite chinelos e sandálias abertas. Estes deixam os pés expostos a machucados.

9- Se estiver em grupo, certifique de que todos saibam que você é diabético. Muitas vezes pessoas menos avisadas podem achar erradamente que um estado hipoglicêmico é sinal de embriaguez.

10- APROVEITE O CARNAVAL.