domingo, 20 de janeiro de 2013

Pesquisa pioneira mundialmente realizada pela USP - Ribeirão Preto é destaque no Jornal Nacional



Em janeiro de 2013 a jornalista Sandra Passarinho tem exibido no Jornal Nacional uma série de pesquisas nacionais sobre o uso clínico e prático de células-tronco.

Na edição de sábado dia 19/01/2013 ela dedicou especialmente aos estudos pioneiros mundialmente de nosso grupo de pesquisa de células-tronco da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.

Esta pesquisa tem sido exportada para diversos países da Europa e Estados Unidos.

Apesar de promissora esta pesquisa, ainda não podemos utilizar a palavra "cura", mas temos melhorado muito a qualidade de vida dos portadores de diabetes tipo 1 submetidos.

Por ser uma pesquisa, não sabemos se os resultados a longo prazo serão bons ou ruins e ainda não estamos completamente certos da segurança deste estudo. Por isso, há inúmeros critérios de inclusão para nossos estudos, sendo os iniciais:
-Idade acima de 18 anos;
-Diabetes tipo 1 há menos de 6 semanas.

Clique no link abaixo e assista à matéria exibida no Jornal nacional.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/01/celulas-tronco-estao-ajudando-combater-tipo-perigoso-de-diabetes.html





"O Futuro do Diabete"agora também na versão dIgItal no site do IBA

Para quem procura nosso livro "O Futuro do Diabete" pode adquiri-lo pelo site do IBA em versão digital

Outra possibilidade é receber o livro em casa solicitando no site da Loja Abril 



sábado, 19 de janeiro de 2013

Os Rins e o Diabetes





Mesmo anos antes do nascimento de Cristo o diabetes mellitus sempre se confundiu muito com os rins. Os médicos antigos julgavam que o paciente diabético apresentaria um problema renal que o fazia urinar excessivamente. 

Apesar de sabermos bem que os rins não são a causa do diabetes mellitus, sabemos que eles estão intimamente ligados a esta doença. 

Infelizmente o diabetes é a principal causa de insuficiência rena crônica  no mundo. É bom frisar que o diabetes normalmente provoca insuficiência renal quando mal controlado por muitos e muitos anos. 
Os rins são dois órgãos em forma de feijão, localizados no abdome. Eles têm a função de filtrar as impurezas do sangue. Se ele para de funcionar as impurezas permanecem no sangue trazendo diversos malefícios ao organismo. 

Quando se fala de rins muitos lembram das famosas cólicas na região lombar (dor nas costas), urina com sangue, etc. Porém, na realidade os maiores problemas nos rins praticamente não provocam sintomas óbvios claros. 

Por isso, todo paciente portador de diabetes deve realizar exames de urina pelo menos anualmente em busca de qualquer alteração urinária. É importante destacar que os exames de urina são capazes de identificar alterações precoces da função renal ainda em tempo de serem revertidas ou pelo menos estabilizadas. 

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Depoimento de Dado Villa-Lobos

Muito  interessante este depoimento do fantástico músico dado Villa-Lobos. neste vídeo ele conta como vem sendo sua vida de shows e viagens ao longo de mais de 35 anos de diabetes (e sem complicações). 




Clique no link abaixo e acesse o vídeo