domingo, 29 de setembro de 2013

Mais notícias sobre Pâncreas artificial vindas do Congresso Europeu de Diabetes em Barcelona



               Obviamente que o maior foco de nosso grupo de pesquisa da USP- Ribeirão Preto é a terapia celular, mas aspectos tecnológicos sempre aguçam a curiosidade de médicos e pacientes diabéticos.
               O pâncreas artificial vem sendo estudado desde a década de 70/80 e parece ser uma promessa que nunca de cumpre. Há diversos projetos no mundo inteiro realizados por diferentes centros renomados de pesquisas.
               Dos dia 22 a 27 de setembro foi realizado em Barcelona o 49 Congresso Europeu de Diabetes. Durante a visita aos stands me encontrei com membros de uma das empresas que mais estudam e desenvolvem tecnologia em Diabetes - a Medtronic. Ela vende algumas bombas de insulina existentes no Brasil há mais de 1 década.
               No stand pude ver o protótipo do que será o pâncreas artificial desenvolvido por eles e que  estará no mercado em 2-3 anos (conforme me prometeram).
               Na foto acima vocês podem ver a bomba de insulina acoplada com o dispositivo que mede a glicose (2 dispositivos no topo da figura). Tanto a infusão de insulina pela bomba quanto a medição de glicose se dão pela pele. O pulo do gato é que isto e feito automaticamente sem necessidade de contagem de carboidratos.
              Para que seja automático porém, é necessário que a bomba interprete o resultado do sensor de glicose e tome a decisão autonomamente. Pare resolver isto, estes aparelhos se mantêm conectados via bluetooth com um aplicativo do sistema operacional Android (smartphone ou tablet) e um equipamento da Medtronic que traduz os estímulos elétricos gerados pelo sensor de glicose em graus diferentes de infusão de insulina.
               Vários estudos já foram realizados e ainda estão em andamento com crianças, jovens , adultos, gestantes, etc.
               Enquanto esta nova tecnologia não está nas lojas, o que devemos fazer é manter o diabetes sob controle para podermos usufruir desta e de outras novidades que estão por vir.
               Vamos em frente!!