sexta-feira, 7 de março de 2014

Cuidado: você pode ter síndrome da apnéia do sono!


Parece lugar comum, mas passamos 1/3 de nossas vida dormindo. O sono é fundamental para manutenção de nossa saúde física e mental (quem tem insônia sabe bem disso!).

Durante o sono produzimos hormônio do crescimento, sedimentamos a memória recente, recuparemo-nos de um dia cansativo de trabalho... Em suma, o sono é fundamental.

Porém, quantos de nós já não disse a frase: "Dormi tanto mas parece que não dormi nada!" ou "Parece que acordei atropelado por um caminhão!"  ou  "Não posso ver uma cadeira durante o dia que já tenho vontade de tirar uma sonequinha!  ou  "Minha esposa sempre reclama de meus roncos e quer até trocar de quarto!"

Se você já vivenciou algumas das situações acima você pode ter SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO.

Esta síndrome é caracterizada por períodos em que o paciente fica segundos e até mesmo minutos sem respirar durante seu sono. Casa vez que o paciente para de respirar ocorre aumento da pressão arterial, taquicardia, redução da oxigenação sanguínea e ocorre uma superficialização do sono. Tudo isto ocorre sem que o paciente tenha consciência e pode culminar em um infrator do miocárdio, derrame cerebral, pressão alta, etc.

Pasmem todos: a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia afirma que tenhamos cerca de 30% da população adulta com esta síndrome.

Caso você apresente algum dos sintomas abaixo, relate para seu médico e discuta com ele a necessidade de se realizar exames confirmatórios da SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO:


  •  Sono não repousante
  •  Sonolência durante o dia;
  •  Déficit de memória;
  •  Perda de concentração e irritabilidade;
  •  Roncos;
  •  Sonolência frequente ao volante do automóvel;
  •  Sensação de afogamento durante o sono ou sonhos sobre afogamento.