domingo, 26 de dezembro de 2010

Mortalidade por Diabetes aumenta no Brasil. O que está por trás dos números?

         Neste mês de dezembro de 2010, o Ministério da Saúde divulgou que o Diabetes atualmente é a terceira causa de morte no país, tendo aumentado a sua incidência em 10% de 1996 a 2007. Em primeiro lugar está o acidente vascular cerebral (AVC) e em segundo lugar as doenças coronarianas. Entretanto, a incidência destes últimos vem caindo ao longo dos anos.
          Interessante é o "detalhe" que a mídia leiga não se tocou: o diabetes é um dos principais fatores de risco para morte por AVC e doença coronariana. Ou seja, na maior parte dos casos, o paciente diabético não morre por diabetes mas sim de doenças como infarto e AVC.
          Este é um grande problema como podemos perceber. Este é um problema não apenas médico, mas também dos professores, dos governantes, da mídia, dos pais, da família, das redes de fast-food, enfim, de toda a sociedade. Vale à pena ressaltar que a incidência de diabetes, AVC e infarto em chefes de Estado de todo o mundo é superior ao da população geral. A espectativa de vida dos presidentes americanos é inferior ao da sua popoulação geral daquele país.
           Vamos refletir e cobrar de todos os responsáveis!!!!!   VAMOS AGIR!!!!!