quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Carnaval e diabetes: uma combinação perfeita!



O Carnaval é uma época especial do ano para muitas pessoas. Uns aproveitam para descansar, meditar... mas a maioria entra na folia e aproveita a festa.
Obviamente que diabéticos deitam e rolam tanto quanto quaisquer outras pessoas, quer sejam adultos, jovens ou crianças.
Conforme discutimos em posts anteriores, o paciente diabético deve ter uma vida normal, porém com alguns cuidados necessários.
Algumas dicas são importantes para o carnaval e podem ser utilizadas para outras épocas do ano:

1- Beba de 2 a 3 litros de líquidos ao longo do dia, preferivelmente água. Caso ingerir sucos, lembre-se de dilui-los em água e lembre-se de contabilizar as frutas na sua cota diária conforme orientação da nutricionista.

2- Não exagere no álcool. Cheque com seu médico se seu controle atual do diabetes permite a ingesta alcóolica. Nào ingerira mais do que 2 latas de cerveja ou 1 dose de destilado ou 2 taças de vinho. A hidratação é fundamental.

3- Antes de sair para a folia, alimente-se. Lembre-se de fazer alimentação leve a cada 3 horas. Na minha opinião a barrinha de cereal é uma ótima pedida para ter no bolso. Evite ingerir frituras e gorduras que normalmente são vendidos em lanchonetes, barraquinhas, etc.

4- Tenha sempre em mãos sua carteirinha de identificação de paciente diabético com nome e telefone de contato dos parentes, residência, etc.

5- É fundamental ter no bolso o açúcar líquido ou para ser usado em casos de hipoglicemia mais grave. Ele é absorvido mais rapidamente.

6- Meça sua glicemia capilar antes de sair e se possível leve seu glicosímetro para caso de se sentir mal durante a festa. isto quebra o maior galho.

7- Se for viajar  e curtir o Carnaval em outra cidade, leve consigo suas receitas  e insumos necessários. lembre-se de levar quantidade suficiente para o dobro de dias, caso haja algum imprevisto.

8- Use calçados confortáveis. lesões de pé são frequentes no Carnaval e é sempre bom previnir. Evite chinelos e sandálias abertas. Estes deixam os pés expostos a machucados.

9- Se estiver em grupo, certifique de que todos saibam que você é diabético. Muitas vezes pessoas menos avisadas podem achar erradamente que um estado hipoglicêmico é sinal de embriaguez.

10- APROVEITE O CARNAVAL.