sábado, 19 de janeiro de 2013

Os Rins e o Diabetes





Mesmo anos antes do nascimento de Cristo o diabetes mellitus sempre se confundiu muito com os rins. Os médicos antigos julgavam que o paciente diabético apresentaria um problema renal que o fazia urinar excessivamente. 

Apesar de sabermos bem que os rins não são a causa do diabetes mellitus, sabemos que eles estão intimamente ligados a esta doença. 

Infelizmente o diabetes é a principal causa de insuficiência rena crônica  no mundo. É bom frisar que o diabetes normalmente provoca insuficiência renal quando mal controlado por muitos e muitos anos. 
Os rins são dois órgãos em forma de feijão, localizados no abdome. Eles têm a função de filtrar as impurezas do sangue. Se ele para de funcionar as impurezas permanecem no sangue trazendo diversos malefícios ao organismo. 

Quando se fala de rins muitos lembram das famosas cólicas na região lombar (dor nas costas), urina com sangue, etc. Porém, na realidade os maiores problemas nos rins praticamente não provocam sintomas óbvios claros. 

Por isso, todo paciente portador de diabetes deve realizar exames de urina pelo menos anualmente em busca de qualquer alteração urinária. É importante destacar que os exames de urina são capazes de identificar alterações precoces da função renal ainda em tempo de serem revertidas ou pelo menos estabilizadas.