domingo, 19 de junho de 2011

Lançado o Projeto Emagrece Brasil

Sabemos das intempéries provocadas pelo excesso de peso. Infelizmente a obesidade não é apenas um acúmulo de tecido gorduroso inerte. A gordura infelizmente produz substâncias inflamatórias e que provocam a resistência à ação de insulina.
Qual a melhor maneira de medir a gordura? Quem respondeu balança ERROU. Hoje, a gordura mais importante a ser medida é a gordura localizada na barriga.  A gordura que estou falando não é aquela debaixo da pele (subcutânea). Estou falando daquela gordura localizada dentro da barriga, ao redor das nossas vísceras. Trata-se daquela famosa barriga "dura".
Muitas vezes o paciente parece até ser magro, mas quando tira a camisa surge aquela barriga saliente.
O limite da barriga é 80cm para mulheres e 90cm para homens.
A barriga pode trazer diversos problemas, como por exemplo:
- diabetes tipo 2;
- hipertensão;
- alteração de colesterol e triglicérides;
- gota (associada ao aumento de ácido úrico)
- apnéia do sono;
- alguns cânceres como de inestino, próstata, etc.
- infarto;
- derrame cerebral (AVC)

Estima-se que cerca de metade dos brasileiros esteja acima do peso. METADE. Em pouco tempo, será mais comum estarmos acima do peso.

Quais os maiores vilóes para o surgimento da obesidade? Entre eles estão sedentarismo, horas assistindo TV, horas usando computador, uso de carro e ônibus para tudo, ingesta excessiva de alimentos.

Por isto, na minha opinião, a obesidade não é apenas um problema médico. Medidas de saúde geral como educação, locais adequados para prática de exercícios como praças e quadras públicas, aulas na escola para crianças explicando maneiras de melhor se alimentar e se exercitar estão nas principais frentes para reverter a "epidemia" de obesidade.

Além de medidas públicas de incentivo, iniciativas privadas sção muito bem recebidas. Uma das mais promissoras é o Projeto Emagrece Brasil.

Em 17 de junho de 2011 foi lançado pela revista Saúde e Boa Forma da Editora Abril num coquetel em estavam presentes o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, representantes dos Ministérios da Educação e Esportes, Gilberto Kassab (prefeito de São Paulo) e o presidente da Editora Abril, Robeto Civita. Estavam presentes médicos e pessoas que direta ou indiretamente atuam no tratamento da obesidade e suas complicações.

Obviamente que eu apóio esta iniciativa da Editora Abril e torço para que surjam iniciativas ainda maiores de outras empresas privadas.

Para saber mais sobre o Projeto Emagrece Brasil acesse http://www.emagrecebrasil.com.br/