Mais um ano se passou e fomos nós mais uma vez para a reunião de pesquisa sobre células-tronco em doenças auto-imumnes organizado pela Northwestern University de Chicago sob a tutela do Dr Richard Burt.
Este ano tivemos a maior comitiva brasileira com 5 médicos pesquisadores do Brasil , todos da USP - Ribeirão Preto. Juntamente estavam pesquisadores de Upsala-Suécia, Chicago, Miami, Houston-Estados Unidos, Shefield-Reino Unido, Paris-França, Leiden - Holanda, Índia e China.
Todas as discussões foram exclusivamente referentes a pesquisas em comum entre todos os grupos e especialmente em humanos.
Como podem ver, trata-se de um grupo pequeno e seleto que temos a honra de fazer parte. Especialmente nas discussões sobre o projeto de pesquisa em diabetes, das 5 apresentações 3 foram do nosso grupo. Outros grandes nomes presentes e que abrilhantaram ainda mais a reunião foi do Dr Camillo Ricordi da Universidade de Miami e do Dr Bart Roep, de Leiden - Holanda. Ambos trabalham há anos com imunologia do diabetes, transplante de ilhotas e de pâncreas, vacinação contra diabetes, etc.
Estamos felizes mais uma vez porque tivemos chance de não só aprender cada vez mais com estas discussões mas também poder humildemente levar também nossa produção científica a um grupo tão especializado.
Não tenho dúvida de que o futuro está cada vez mais perto e que em meio a tanta tecnologia ligada ao diabetes o uso de células-tronco terá um papel destaque neste cenário.